Já existe trailer para o filme que conta a história da Mo’ Wax


[FOTO] Direitos Reservados

No próximo dia 31 de Agosto deverá estrear em algumas salas do Reino Unido o filme The Man From Mo’ Wax, um documentário de Matthew Jones que conta com a participação de Thom Yorke dos Radiohead, Robert Del Naja dos Masive Attack, Grandmaster Flash ou Josh Homme dos Queens Of The Stoneage, além, claro de James Lavelle e DJ Shadow, as duas figuras centrais da narrativa.

Realizado a partir de mais de 700 horas de material, incluindo imagens nunca vistas dos arquivos pessoais de Lavelle e Shadow, este filme conta a história da Mo’ Wax, seminal editora que James Lavelle criou em 1992 quando contava apenas 18 anos.

No extraordinário catálogo da Mo’ Wax  — que se afirmou de imediato como quartel general do denominado trip hop, mas que soube olhar igualmente para o lado mais experimental do hip hop, do techno e de outros géneros da electrónica, do drum n’ bass ao dancehall –. abrigam-se importantes trabalhos de DJ Shadow, DJ Krush, UNKLE, Money Mark, Dr. Octagon, Cut Chemist, Attica Blues, Blackalicious, Luke Vibert e muitos outros nomes. Através das suas pioneiras edições, sempre servidas por um apurado trabalho gráfico assinado por designers e artistas como Swifty (autor do icónico logo), 3D (Robert Del Naja) ou Futura 2000 e que antecipou o impacto global da street art, a editora de James Lavelle apontou caminhos para o hip hop independente mais experimental, para a valorização do papel do DJ na equação criativa da música electrónica, para o revival punk funk que haveria de abrir espaço para editoras como a DFA e grupos como os LCD Soundsystem (a Mo’ Wax redescobriu os Liquid Liquid para o mundo e continha nos seus recursos humanos a figura de Tim Goldsworthy) e até para a valorização precoce do lado mais experimental do dancehall que hoje se encontra representado por estetas como The Bug ou até Equiknoxx.

 



Este filme, prometem as parangonas, conta a atribulada história de James Lavelle, a sua ascensão e previsível queda, a ruptura com DJ Shadow e os problemas com a indústria após a venda à A&M que acabaria absorvida pela Universal.

A acompanhar o lançamento em sala do documentário – que deverá também previsivelmente merecer edição física – há a edição de uma banda sonora que reúne muito do material histórico da editora, com DJ Shadow e os Unkle à cabeça. Estará disponível igualmente a 31 de Agosto. O filme será igualmente alvo de uma edição de luxo em Blu-Ray e DVD a 10 de Setembro e terá distribuição digital.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team