Hey, Folha de São Paulo: olha aí “a tímida cena portuguesa” de hip hop

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Daniela K. Monteiro

O jornalista da Folha de São Paulo Thales de Menezes, a propósito de uma actuação conjunta de HMB com Virgul e Carlão na edição brasileira do Rock In Rio, assinou um curto artigo em que descreve a cena hip hop nacional como “tímida” rematando a crítica garantindo que “quem assistiu ao show saiu acreditando que o hip-hop português ainda está no jardim de infância”.

Claro que o jornalista tem toda a legitimidade para emitir os seus juízos de valor sobre a actuação que presenciou, mas é no mínimo desonestidade intelectual fazer um retrato do todo a partir da observação de uma parte. Acredito que tal aconteça por mero desconhecimento e por isso esta lista aqui em baixo tem apenas um carácter didático. Coisa que eu agradeceria também se me visse forçado a formular uma opinião da totalidade do rap brasileiro depois de ter escutado apenas, sei lá, o “234-5 Meia 78” do Gabriel, o Pensador. Parece-me também que tentar ver a maturidade de um género no cartaz de um evento com as preocupações comerciais do Rock In Rio será como tentar encontrar os novos génios da literatura num expositor de livros numa bomba de gasolina…

Portanto, talvez estejamos no jardim de infância, caro Thales, mas é um jardim de infância povoado por muitos meninos e meninas prodígio. Ora confira, se faz favor, a lista abaixo de gente no activo e o barulho tímido que daqui se ergue:

 


[BOSS AC]


[DEALEMA]


[MUNDO SEGUNDO]


[FUSE]


[MAZE]


[ACE]


[CHULLAGE]


[REGULA]


[SP DEVILLE]


[VALETE]


[SAM THE KID]


[KESO]


[BLASPH]


[TOM]


[TNT]


[BEWARE JACK]


[VIRTUS]


[ALCOOL CLUB]


[CAPICUA]


[TRIBRUTO]


[DJ NEL’ASSASSIN]


[NERVE]


[PROFJAM]


[MGDRV]


[VALAS]


[L-ALI]


[KAP]


[PURO L]


[ALLEN HALLOWEEN]


[MIKE EL NITE]


[DJ RIDE]


[SLOW J]


[STEREOSSAURO]


[BEATBOMBERS]


[HOLLY]


[PRODLEM]


[DILLAZ]


[LHAST]


[HERE’S JOHNNY]


[WET BED GANG]


[FORÇA SUPREMA]


[NGA]


[GROGNATION]


[PHOENIX RDC]


[KRONIKO]


[PRO’SEEDS]


[SENSEI D.]


[MARIA]


[DARKSUNN]


[LANDIM]


[BENJI PRICE]


[ORELHA NEGRA]


[XEG]


[HOLLY HOOD]


[CONJUNTO CORONA]

Rui Miguel Abreu

Rui Miguel Abreu

Crítico musical desde 1989, Rui Miguel Abreu escreve atualmente para a Blitz e integra a equipa da Antena 3. De vez em quando também gosta de tirar o pó aos discos e mostrá-los em público.
Rui Miguel Abreu