pub

Publicado a: 19/10/2016

Há uma campanha de crowdfunding para viabilizar um documentário sobre a Native Tongues

Publicado a: 19/10/2016

Acaba de ser lançada no Kickstarter uma campanha de angariação de fundos para viabilizar um documentário sobre o grupo informal de talentos que se uniu em torno de ideias de positivismo e afro-centrismo no hip hop em finais dos anos 80 e inícios dos anos 90: Speaking in Tongues: The Legend of the Native Tongue Posse pretende contar a história do momento na história do hip hop que juntou gente como os Jungle Brothers, De La Soul, A Tribe Called Quest, Queen Latifah, Black Sheep, Monie Love e Chi-Ali.

 



Já por aqui escrevemos sobre a Native Tongues quando lhes dedicámos uma Playlist Spotify:

“Sob muitos aspectos, o colectivo Native Tongues representou uma espécie de escape para uma certa imagem que o hip hop estava a construir para si mesmo à saída dos anos 80: com a América imersa nas “reaganomics”, o hip hop combativo dos Public Enemy ou dos N.W.A. representava uma clara via de protesto. Por outro lado, símbolos de status como os carros ou as jóias acabavam por ser uma ferramenta de afronta a uma sociedade consumista que sabia mais rapidamente reconhecer conquistas materiais do que conquistas sociais. Por isso mesmo, Straight Out The Jungle por oposição a Straight Outta Compton, medalhões africanos em vez de correntes de ouro da grossura de punho. Essa foi a via apresentada por um colectivo de artistas que na recta final dos anos 80 se propôs redescobrir a história da música negra através do sampling, com o jazz e a soul e o reggae a servirem de inspiração, e o positivismo contagiante como norma de letras que não temiam pegar no humor, no absurdo ou na abstracção para apresentar uma outra realidade”.

 


native tongues poster


Os promotores da campanha pretendem recolher 48 mil dólares ao longo dos próximos 30 dias, objectivo que se afigura perfeitamente alcançável, sobretudo tendo em conta o êxito da campanha Kickstarter montada para financiar And The Anonymous Nobody, o último álbum dos De La Soul, e a notoriedade corrente dos Tribe na sequência do desaparecimento recente de Phife Dawg.

Como recompensas, os promotores da campanha propõem shout outs nas redes sociais para os contributos mais baixos (5 dólares) até créditos de produção executiva (para quem abrir os cordões à bolsa e contribuir com 10 mil dólares), passando ainda pela possibilidade de ir jogar golf com Dres dos Black Sheep ou passar um dia no spa com Monie Love (mil dólares em ambos os casos).

O filme será realizado e produzido por Omar Akill, profissional premiado que assinou a série documental em quatro partes The Message para a BET sobre a história do hip hop, entre vários outros projectos. A equipa por trás de Speaking In Tongues inclui ainda outros especialistas como Norman Parrish (profissional da indústria hip hop, manager de artistas e um dos autores do livro Hip Hop: A Cultural Odyssey) ou Benny Boom (que é um dos mentores de All Eyez On Me, a biopic dedicada a Tupac Shakur). Uma equipa de respeito que deixa claro que se trata de um projecto sério que trará, certamente consequências reais. Embora os autores não se comprometam com datas (“isto é arte e não ciência”, argumentam), há um claro comprometimento em terminar o projecto “o mais rapidamente possível”, certamente para assim poder usufruir da atenção que o mundo devota neste momento a essa época especial e a esses artistas em particular.

Abaixo, trailer de The Message, a série da BET assinada por Omar Akill.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos