pub

Publicado a: 01/08/2017

[Estreia] “Clearsky” é a apresentação em vídeo de Mendonça

Publicado a: 01/08/2017

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTO] Direitos Reservados

Fragilidade é uma palavra que assusta muitos, mas Tiago Miguel Mendonça, artista que assina apenas com o último nome, não é um desses. “Clearsky”, curta-metragem realizada pelo próprio e por João “Whitenegatives”, é o primeiro vídeo do cantor e uma apresentação singular que respira maturidade e ambição artística.

Com apenas dois temas disponíveis no seu SoundCloud oficial, Mendonça é um newcomer à procura de se emancipar num universo cada vez mais aberto a novos “sabores” que escolhem o português como língua predilecta. Segundo o artista, Sampha, Che Ecru e Rael são objecto de estudo para encontrar o seu próprio som e géneros como o dancehall e o r&b são estradas pouco utilizadas no universo nacional.

Em estreia no ReB, “A Tua Presença”, faixa produzida por Dminor, é um “freestyle” tornado em registo audiovisual e um pontapé em jeito a inaugurar um percurso que promete:

 



Duas músicas no SoundCloud e informação escassa sobre ti na Internet. Conta-nos mais sobre o teu percurso. Quando é que decidiste que a música seria uma opção?

A música sempre esteve lá. O meu pai era cantor do género gospel nos anos 80 e 90. Como filho mais novo, eu tive todo tipo de influência musical. No início, eu não levava a composição muito a sério mas com o tempo tornou-se um escape e uma forma de criar. Eu tenho de estar sempre a criar seja o que for. A decisão de levar a sério foi mesmo da noite para o dia, quando percebi que podia abrir a minha mente e trazer algo diferente.

“Clearsky” é o teu primeiro videoclip. No início podemos ler uma mensagem que diz: “This is a visual representation of my mind“. Quando criaste a música, imaginaste logo como seria o vídeo?

Não, a música toda é um freestyle. A primeira demo foi gravada de forma corrida , não estive sentado a escrever os versos simplesmente cantei tudo o que vinha ao coração naquele momento, a ideia do vídeo veio uns meses depois até esse ponto eu nem sequer fazia ideia de como seria o vídeo, a ideia do vídeo surgiu numa conversa com uma amiga em que falávamos sobre a música e fui idealizando o script do vídeo.

“A Tua Presença”, tema que é a banda sonora da curta-metragem, e “10x Ting” são as únicas faixas tuas que podemos ouvir, para já. Uma é r&b e outra dancehall. Drake é uma referência? Quais é que são os artistas que apontarias como principais influências para a tua música? 

Apesar de gostar do Drake, não é uma referência. Já tive várias referências ao longo dos anos, mas, neste momento, tenho ouvido e estudado muito Sampha, Che Ecru e Rael, músicos que conseguem transmitir uma mensagem com a qual me identifico.

Estás a explorar géneros que ainda têm pouca expressão no panorama nacional. Porque é que achas que isso acontece? 

Neste momento, estou numa fase de descobrimento pessoal, por isso tomei a decisão de explorar outros géneros. Acho que cá em Portugal estamos a ter uma das melhores fases em termos de oportunidades para novos artistas. A música em português está a ser mais consumida e, apesar de existir sempre uma certa “modinha”, também temos pessoas que querem e buscam algo diferente.

Este tema fará parte de um trabalho mais longo? 

Sim, tenho mais temas por lançar com outros artistas e producers. Por agora, tenho estado em estúdio a criar e organizar futuros temas e vídeos.

 


pub

Últimos da categoria: Avanços

RBTV

Últimos artigos