pub

Publicado a: 09/04/2016

DJ Kronic regressa aos discos com Rockaz

Publicado a: 09/04/2016

O histórico DJ Kronic está de regresso aos discos com Rockaz, um álbum de reggae/dub previsto para os meses de Maio/Junho. Ao todo são 10 faixas – quatro exclusivamente instrumentais – por onde este veterano do hip hop nacional se decidiu aventurar nas sonoridades do som inventado na Jamaica. O primeiro single é um remix da faixa “Toni do Rock“, original de Regula – rapper que Kronic acompanha em palco -, que será lançado dentro de algumas semanas.

Rockaz conta com participações de Veecious V – outra companheira da equipa de Regula -, TK Kilamba, um cantor de reggae e soul que entra em dois temas – um “artista pouco conhecido, mas alguém que escreve para gente muito conhecida (muitas vezes não creditado), um grande cantor de reggae ou de soul”, descreve Kronic; e Suku, vocalista dos Ward 21, conjunto jamaicano, que participa numa outra remistura já lançada – do tema “Step In Ya Face”, dos Dirty Skank Beats – mas que teve uma nova versão mais elaborada para entrar no disco.

E foi precisamente a partir deste tema que a vontade para fazer este álbum surgiu. “[Tinha sido] o mais reggae a que eu alguma tinha ido ao nível da produção”, conta Kronic ao Rimas e Batidas. “Isto deu-me vontade de fazer um álbum completamente reggae apesar de eu na base ser um produtor de hip hop”. Aqui não há samples nenhuns – todas as músicas são compostas pelo próprio Kronic e a maioria dos instrumentos é tocada por si. “É tudo original, nem as linhas de sopro… quando eu comecei estava um bocado verde porque apesar de eu ouvir reggae desde sempre, como produtor tive que ir ver aqueles [pormenores]… mas como é que eles sacam este som? Também tive de esquecer o tipo de produção que fazia antes e nota-se a progressão durante o disco. Por exemplo, a primeira faixa que eu fiz é a primeira do álbum e a última é o [remix de] ‘Toni do Rock’, com o Regula. E nota-se alguma diferença entre o início e o fim [risos]”. Em “quatro ou cinco faixas” de Rockaz participam também os Solid Movement – dupla de produtores – a tocar baixo e teclado.

DJ Kronic começou há muitos anos a sua experiência no seio do hip hop nacional. Tem no currículo diversas mixtapes clássicas com MCs convidados, integrou os TWA e o super-grupo Madvision – com Sam The Kid, Tekilla, DJ Link e Kacetado – e nos últimos anos esteve na estrada com Regula e Bezegol, de quem tem produzido muitos temas. “Muita gente diz: ‘Ah, nunca mais fizeste nada!’ Mas muita gente não sabe que eu andei cinco anos a produzir o Bezegol… mas eu percebo que as pessoas não vão ler os créditos hoje em dia”, diz Kronic, que produziu faixas de Bezegol desde o Rude EP até Monstro.

“Este álbum é um bocado a minha luta. Eu acho que é o melhor álbum que alguma vez fiz. E acho que tem várias emoções”. O disco vai ser lançado em formato digital e físico, nos próximos dois meses. DJ Kronic tem agora uma página oficial de Facebook por onde vão passar todas as novidades. E enquanto não chega a remistura, fica por aqui o original do “Toni do Rock” para se começar a pensar na transformação operada por Kronic.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos