pub

Publicado a: 18/12/2015

Discogs e RBMA juntam-se para criar uma bolsa de valores de discos

Publicado a: 18/12/2015

A Discogs, plataforma de compra e venda de discos que está a celebrar 15 anos, juntou-se à Red Bull Music Academy (RBMA) para criar um site que acompanha a evolução do preço dos discos. Como se de uma verdadeira bolsa de valores se tratasse.

Aliás, o aspecto deste Vinyl Marketwatch recupera muito a imagem gráfica de canais como Bloomberg, que todos os dias dissecam o sobe e desce dos mercados financeiros. Neste caso, como explica o próprio site, “o projecto observa a variedade de géneros musicais que se encontram no Discogs e analisa as variações de preço numa base diária”.

Tal como um canal ou site de notícias, o Vinyl Marketwatch contém “notícias de última hora”, gráficos de tendências e também informações sobre stocks. “Os preços são calculados pela observação dos 250 discos mais pretendidos dentro dos diferentes géneros.” A título de exemplo, na altura em que escrevemos esta notícia, a média de venda de discos situava-se nos 46,50 dólares, estando o género Boogie em alta, na casa dos 73 dólares – a ganhar 21 cêntimos; e o Free Jazz com as maiores perdas – 0,22%, para os 75,57 dólares. “Atenção que os preços não são representativos dos géneros como um todo”, alerta o Vinyl Marketwatch.

A ideia é criar um conceito de diversão em volta dos mercados especulativos de venda de discos, virado mais especificamente para coleccionadores de vinil. O fundador da editora Sound Pellegrino, Teki Latex, também faz parte do projecto ao dar a cara como pivot analista de mercado.

Para audição, deixamos a sugestão de Equidity Funk, de Mistafide, actualmente o disco mais caro que se pode encontrar no Discogs. O exemplar mais barato deste 12 polegadas pode ser comprado por 751 euros e o mais caro por 4,125.88 euros. Conhece também aqui os 100 discos mais caros à venda no Discogs.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos