pub

Publicado a: 18/10/2017

Depois da folk e do jazz, hip hop inspira a nova Antologia do Smithsonian

Publicado a: 18/10/2017

[FOTOS] Direitos Reservados

A poderosa instituição Smithsonian, guardiã, através de uma série de museus e centros de investigação, da memória cultural dos Estados Unidos da América, lançou uma campanha através do Kickstarter para angariar cerca de 250 mil dólares que financiarão a edição de uma massiva antologia: Smithsonian Anthology of Hip Hop and Rap junta-se assim à histórica Anthology of American Folk Music (o definitivo tomo da folk americana primitiva erguido por Harry Smith e originalmente editado em 1952, servindo de cartilha para a geração folk dos anos 60 encabeçada por Bob Dylan) e a Jazz: The Smithsonian Anthology (uma edição mais recente, de 2011, que se alargava por 6 seis CDs organizados cronologicamente).

A Smithsonian encabeça esta operação através do recém formado National Museum of African American History & Culture que reuniu um significativo painel de especialistas a quem coube a tarefa de encontrar um alinhamento com mais de 120 faixas que se espalham por 9 CDs e, claro, assinar um poderoso e multifacetado documento que assumirá o aspecto de um massivo livro com cerca de 300 páginas profusamente ilustradas e pontuadas por 9 ensaios.

 


smithsonian-2


Artistas como Chuck D, MC Lyte, Questlove e 9th Wonder, veteranos da indústria discográfica como Bill Adler (Def Jam) e Bill Stephney (que levou os Public Enemy para a Def Jam), o escritor e jornalista Jeff Chang (autor do incrível Can’t Stop, Won’t Stop) e ainda os professores e académicos Adam Bradley (Universidade do Colorado, Boulder), Cheryl Keyes (UCLA) e Mark Anthony Neal (Duke) são alguns dos mais destacados participantes num alargado grupo de mais de 50 pessoas consultadas para o material musical fotográfico, documental e ensaístico da antologia.

Smithsonian Anthology of Hip Hop and Rap verá a luz do dia em Dezembro de 2018. Até ao momento, a campanha Kickstarter já arrecadou mais de 45 mil dólares, cerca de um quinto do objectivo, sendo que tem apenas um par de dias de duração e que só deverá chegar ao seu términos no próximo dia 16 de Novembro. Entre os diferentes pledges que os apoiantes podem fazer encontra-se a possibilidade de aceder a um trabalho de remistura de 9th Wonder a partir do catálogo histórico da Smithsonian Folkways. O design da compilação pertence ao grande Cey Adams, artista, pintor veterano que já surgia em Style Wars e que expôs lado a lado com Jean-Michel Basquiat ou Keith Haring. Na sua edição mais básica, a compilação terá o acessível preço de 100 dólares, valor justo tendo em conta o fôlego que se promete nesta antologia.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos