pub

Publicado a: 23/04/2015

Os anos dourados das rádios de Nova Iorque em Revolutions on Air

Publicado a: 23/04/2015

Nova Iorque foi um autêntico melting pot na emergência da cultura de DJing nos anos 1980 e 1990. Nas ruas despertava o hip hop, fusionado com o boogie, o electro, o disco e o funk, enquanto o new wave e o punk abriam o caminho ao freestyle e ao house. Eram tempos experimentais, de brincadeiras com cassetes, com as quais se cruzavam estilos e ritmos.

A propagação destas produções dava-se posteriormente nos programas de rádio, cujos mestres atrás do micro e das mesas de mistura eram, muitas vezes, DJs – eles mesmos produtores, remisturadores e improvisadores. Essa influência das ondas electromagnéticas na emancipação da cultura da mixagem e do DJing é o mosaico de exploração do mais recente documentário com selo da Red Bull Music Academy: Revolutions on Air (RoA).

Dirigido por Joey Garfield, RoA foi em busca das impressões e da sabedoria de radialistas/DJs/produtores como Shep Pettibone, Mr. Magic, Tony Humphries e Latin Rascals, figuras proeminentes no corte e costura de sons nas últimas duas décadas do século passado.

Em 17 minutos, RoA expõe a dimensão e poder da rádio na difusão da cultura da remistura, comparável hoje em dia à internet, enquanto ferramenta de partilha massificada de produções.

O documentário estreou ontem e pode ser visto gratuitamente no vídeo abaixo. Para complementar, dêem uma vista de olhos à minuciosa introdução à revolução pelas ondas de rádio escrita por Vivian Host.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos