pub

Publicado a: 22/06/2017

Arquivos de Raymond Scott disponibilizam livro gratuitamente

Publicado a: 22/06/2017

Apesar do carácter revolucionário e pioneiro da música criada por Raymond Scott, muitos desconhecem ainda o artista americano que desapareceu em 1994. O site que lhe é dedicado tem, no entanto, trabalhado incansavelmente para a divulgação da sua vida e obra e o mais recente gesto nesse sentido é a disponibilização de um incrível tomo de quase 350 páginas, em PDF, carregadas de preciosa informação.

 


afta-cover-web


Raymond Scott: Artifacts from the Archives tem o subtítulo Raymond Scott’s Electronic Music Inventions (1940s – ’70s) e é disponibilizado em PDF de alta e baixa resolução. Este livro, indicam os responsáveis, Irwin Chusid e Jeff Winner, pretende ser um acompanhamento documental para os álbuns Three Willow Park: Electronic Music From Inner Space 1961-1971Manhattan Research Inc., e ainda Soothing Sounds For Baby, todos disponíveis no catálogo da Basta Music.

Os documentos, refere também a página dedicada à apresentação deste livro, são sequenciados e anotados por ordem cronológica e “iluminam a carreira de Scott no campo da música electrónica, desde os tempos de liceu em Brooklyn nos anos 20 até aos seus anos pós-Motown em Los Angeles nos anos 80 do século passado”. “Dois terços do conteúdo”, prossegue a apresentação, “são dedicados a fundo ao mais produtivo período da carreira de Scott, de 1958 (quando começou a trabalhar em música electrónica a tempo inteiro) passando pelas suas colaborações com Bob Moog em meados dos anos 70 e estende-se até 1972, o seu primeiro ano na Motown”.

Neste livro podem encontrar-se notas técnicas manuscritas e dactilografadas por Raymond Scott, fotografias, desenhos, correspondência, esquemas técnicos, patentes, diagramas para circuitos, recortes de imprensa e recordações de família. Uma colecção deveras valiosa para quem aprecie a genial música de Raymond Scott, uma verdadeira inspiração para dezenas de produtores e, claro, uma abundante fonte de samples, a começar pelo enorme J Dilla que reinventou o clássico “Lightworks”. Mas não muito…

 



Produtores, bandas e artistas como Flying Lotus, os Clipping., El-P, os Gorillaz, Luke Vibert, Danny Brown ou Samiyam exploraram a música de Raymond Scott nas suas próprias criações mantendo-a sempre perto do presente. E obras como as já citadas Soothing Sounds for Baby ou o extraordinário Manhattan Research Inc. são incríveis depósitos de ideias de modernidade que ainda hoje soam relevantes e capazes de remeter para o futuro.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos