Altas Cidades de Ossadas é uma história de Salaviza e Karlon

[TEXTO] Alexandra Oliveira Matos [FOTO] Hélder White 

 

Altas Cidades de Ossadas, de João Salaviza, é uma das quatro curtas-metragens portuguesas em competição no Festival de Berlim. O programa, noticiado a 9 de Janeiro, não podia ter chegado mais a tempo da já marcada entrevista do Rimas e Batidas ao rapper Karlon. Afinal, a história deste novo trabalho do premiado realizador foi escrita com o rapper e é mesmo ele o actor principal.

O encontro entre os dois foi proporcionado pelo projecto URB e na partilha de histórias Karlon falou da mixtape Paranoia que lançou em 2013. “É sobre um jovem que está cansado da cidade porque tem um bocadinho de paranóia”, conta-nos o rapper. Sublinha ainda que, apesar de o argumento ter sido escrito por ambos, “foi o Salaviza quem moldou a história”. Karlon levanta um pouco o véu e descreve que, em cena, está “perdido no meio do mato”. “Não quero saber da cidade, não me lembro de ninguém. Não quero saber de carros, não quero saber de telemóvel, só quero saber ali do mato, mato, mais nada”. Em sinopse, Altas Cidades de Ossadas é um “tateio inquisitivo e imaginativo às suas memórias, ao cerco institucional, e às histórias submersas de um tempo sombrio”. Nas palavras de Karlon ficou-nos esta analogia: “O mundo é desenhado para que tudo seja um mais um igual a dois e eu posso querer que um mais um seja quatro. O problema é teu.”

Entre risos, ainda confessou, “é melhor verem e tirarem as vossas conclusões porque eu ainda estou principiante como actor”. Antes da curta-metragem ainda poderemos ver o primeiro videoclipe do mais recente álbum de Karlon, Passaporti. “Mamá Tchiga Portugal” foi filmado nas hortas junto ao Bairro da Laje, o mesmo local das filmagens com João Salaviza.

O Festival de Berlim decorre na capital alemã entre os dias 9 e 19 de Fevereiro. Em competição estão também Coup de Grâce, primeira ficção de Salomé Lamas, Os Humores Artificiais, de Gabriel Abrantes, e a estreia internacional de Cidade Pequena, de Diogo Costa Amarante.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team