7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[A$AP Rocky] “Praise The Lord (Da Shine)” feat. Skepta

Conexão Nova Iorque-Londres no mais recente single de TESTING, de A$AP Rocky. A capital britânica teve uma grande influência na concepção do último álbum do norte-americano, um dos projectos em grande destaque na edição do NOS Primavera Sound que o Rimas e Batidas acompanhou de perto durante o passado fim-de-semana.

Um verso menos conseguido por parte do rei do grime, que sai totalmente fora da sua zona de conforto. Nada que estrague o refrão viciante e a batida hipnótica, que tem tudo no sítio para poder infectar 2018 do mesmo modo que “Mask Off” fez no ano passado.

Dexter Navy assina a realização do videoclipe, repleto de efeitos visuais que fazem a ponte entre as imagens de Nova Iorque e Londres. Se achavam que gravar um vídeo de dois artistas à distância é coisa que não funciona, “Praise The Lord (Da Shine)” oferece um novo sentido a este método de trabalho tão recorrente no panorama actual da indústria musical.

 


[Black Milk] “Could It Be”

O mais recente disco de Black Milk é, muito provavelmente, o seu mais versátil até à data. Nem as pistas de dança são esquecidas e é para elas que o veterano de Detroit aponta, com um house orgânico e descontraído bem impresso na fotografia de “Could It Be”. Gerard Victor é o realizador em destaque no segundo videoclipe a nascer de FEVER, que retrata uma festa caseira com boas vibrações.

Também o álbum de Black Milk foi destacado em Portugal, tendo o MC/produtor norte-americano marcado presença em Lisboa e Porto para apresentar FEVER. Quem o foi ver certamente não esqueceu e resta agora cruzar os dedos para que o Black Milk nos venha visitar mais vezes.

 


[A$AP Ferg] “Harlem Anthem”

Se Harlem estava a precisar de um hino a fazer justiça aos novos tempos, é bastante válida esta sugestão de A$AP Ferg a homenagear o bairro que representa. “Harlem Anthem” é uma encomenda de Charles Stone III, o realizador do filme Uncle Drew, que chegará aos cinemas em Agosto. Depois de uma forte afirmação com Still Striving, editado no ano passado, Ferg junta-se agora a um lote de estrelas do hip hop que se cruzam na banda sonora de Uncle Drew — Logic, French Montana, A$AP ROcky, Gucci Mane, NAO, Wiz Khalifa, 2 Chainz, Khalid ou GoldLink marcam presença na compilação que será lançada a 29 de Junho.

 


[Curren$y & Harry Fraud] “14 Packs” feat. Smoke DZA

Curren$y e Harry Fraud casaram os respectivos talentos num EP que foi posto nas ruas no final do mês passado, depois de se estrearem enquanto dupla com Cigarette Boats, de 2012. “14 Packs” é o primeiro videoclipe de The Marina, projecto carimbado pela Jet Life Recordings. “Rubber band rap” de Curren$y com a ajuda de Smoke DZA num hustle a três, formação utilizada em mais de metade dos temas de The Marina. French Montana, Action Bronson, Wiz Khalifa e Street Wiz são as restantes participações neste EP colaborativo.

 


[Meyhem Lauren & DJ Muggs] “Fronzen Angels”

Um verso e um hook em constante repetição chegam para mostrar que Meyhem Lauren é digno de segurar a tocha do verdadeiro hip hop nova-iorquino. Com a promessa de que a sua carreira não será em nada passageira, o rapper está em grande forma na presente década — aos vários discos a solo juntam-se os convites para colaborações e projectos divididos com Buckwild ou J-Love. DJ Muggs, o histórico produtor dos Cypress Hill, vê em Meyhem um bom companheiro, servindo-lhe batidas no recentemente editado Frozen Angels, o sucessor do primeiro projecto em conjunto Gems From The Equinox, lançado no ano passado.

 


[P-rallel] “Away” feat. Louis Culture & Xav

P-rallel tem apenas 18 anos e um futuro próspero pela frente. Natural de Londres, o produtor tem sido aposta da NTS em 2018. Depois de curar uma playlist com alguns dos seus amigos e artistas favoritos — como slowthai, Lord Apex ou Little Simz — é no canal no YouTube da rádio britânica que estreia o seu mais recente videoclipe. “Away” é um tema garage que conta com a colaboração de Louis Culture e Xav, seus colegas no colectivo Elevation/Meditation.

 


[Da$H] “Sensai”

Da$H regressa a Loose Skrew, editado em Dezembro passado, para nos oferecer um novo videoclipe. “Sensai” foi o tema que encerrou o último disco do rapper de Nova Jersia e é uma produção de V’DON. Da$H dá por si a reflectir sobre os erros do passado, que levaram a que fosse banido de todos os clubs de Nova Iorque. O vídeo é realizado por Lawraines e mostra o universo obscuro de armas e drogas do artista que chegou a fazer parte da A$AP Mob.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira