7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Above Ground

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Cult of the Damned] “Civilized”

Eles estão de volta. Barebase, King Grubb, Salar, Bill Shakes, Lee Scott, Black Josh, Milkavelli, Stinkin Slumrok e Will Sniff dão a cara pelo colectivo mais insano de Inglaterra no videoclipe de “Civilized”. As tropas da Blah Records reúnem-se em 2018 para editar o sucessor do EP homónimo, lançado em 2015. Part Deux: Brick Pelican Posse Crew Gang Syndicate chega em Março e não passará despercebido — é uma certeza. Em “Civilized”, a produção fica por conta da casa, com Sam Zircon e Bisk a assinar o instrumental para o vídeo que contou com a realização de Above Ground.

 


[Stefflon Don] “Ding-A-Ling” feat. Skepta

Em “Ding-A-Ling”, Stefflon Don atira-se ao homens mais atrevidos que a abordam constantemente. Esculpido sob uma produção de Rymez, que no refrão recupera um momento musical d’Os Simpsons, o grande destaque de “Ding-A-Ling” vai para Skepta, que ajuda a MC feminina num dos temas que integraram Hurtin’ Me — o EP que editou logo no arranque deste ano. O nome de Stefflon Don não deve, no entanto, ser ignorado, já que a britânica revelou à NME estar a planear um conjunto de temas com Drake: “Ainda não estivemos os dois em estúdio, mas vai acontecer. Vamos compor bangers quentes.”

 


[Jay Rock, Kendrick Lamar, Future & James Blake] “King’s Dead”

Black Panther: The Album já está cá fora e há mais de 30 artistas em destaque na compilação curada pela Top Dawg Entertainment que merecem agora uma atenção redobrada. Kendrick Lamar, Future e James Blake são caras bem nossas conhecidas, constantemente envolvidos nos trabalhos musicais mais entusiasmantes desta época. Jay Rock também é um nome que está sempre no nosso radar, embora o seu momento a solo esteja estagnado desde a edição de 90059, em 2015. Três anos após esse disco, será agora o momento escolhido para nos chegar o seu sucessor, tendo o rapper confirmado numa entrevista que o processo se encontra na fase final.

 


[Fonseca] “Assim Na Cara”

Apesar da missão Círculo ter já sido abortada pelo rapper da Marinha Grande, os temas continuam a sair, agora numa fase marcada pela exploração de novos terrenos nessa procura pela sonoridade perfeita, bem como um novo plano que o leve novamente a apostar na edição de um projecto longo. “Assim Na Cara” é uma parceria com Cripta, que assina a realização do videoclipe.

“Não posso prever nada neste momento”, comentou Fonseca com o Rimas e Batidas. “Estou em fase de experimentação e procura de sonoridades. Parar de fazer música não consigo, por isso vão continuar a surgir trabalhos, até porque tenho umas quantas faixas guardadas e praticamente todos os dias continuo a fazer som. A maneira que os vou lançar só o tempo dirá.”

 


[SP Deville] “Instrumentals For Sale Live Set”

Fintando os métodos actualmente tradicionais para a comercialização de beats, SP Deville montou um pequeno Boiler Room no seu quarto para dar a conhecer ao mundo aqueles que podem vir a ser os instrumentais nos quais os vossos artistas favoritos vão “cuspir” num futuro próximo. Uma oportunidade para agarrar uma batida daquele que é um dos melhores produtores a nível nacional ou, caso a arte do MCing não seja o vosso forte, apenas observar um dos nossos mestres em acção.

 


[VanJess] “Though Enough” feat. Goldlink

São irmãs e americo-nigerianas. As VanJess estrearam esta semana o videoclipe para o tema que tinham dado a conhecer em primeira mão na Beats 1 Radio da Apple Music. “Though Enough” conta com a colaboração de um dos rappers mais quentes do momento — Goldlink encaixa um verso entre as prestações de Ivana e Vanessa Nwokike, que têm lugar na jam electrónica de Lophiile, um produtor que já se envolveu artisticamente com o MC norte-americano.

 


[Xksitu] “Liberdade” feat. Francisco Vicente & DJ Ketzal

Já passaram dois anos desde que Xksitu chegou ao radar do Rimas e Batidas. A Mixtape, o seu primeiro projecto “a sério” depois de Vermes da Cidade, foi editado através da nossa plataforma digital.

Com alguns singles pelo caminho — deu também uma mão ao seus Top Dogs –, o novo plano de Xksitu começou agora a ser revelado ao público. Francisco Vicente e DJ Ketzal fazem parte da viagem do rapper rumo à “Liberdade”, num vídeo realizado por Laurent Levante.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira