7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Montana] “Passa a Palavra”

Os Alcool Club meteram “férias” para se dedicarem aos projectos a solo. Em palco, Rap Proibido ainda tem feito com que a turma de Sines se apresente ao vivo um pouco por todo o país, embora no canal do Artesanacto seja visível que Praso e Subtil têm estado a trabalhar a solo.

Também Montana está agora oficialmente a apontar para um caminho seu, sendo este “Passa a Palavra” o primeiro de uma fornada de singles que o rapper nos prepara para os tempos que se seguem. É Praso quem assina a realização do videoclipe, ele que revelou à nossa redacção que o objectivo de Montana será depois compilar todos esses novos temas num disco.

 


[Wu-Tang Clan] “Lesson Learn’d”

A histórica crew de Staten Island lançou um novo álbum no ano passado. The Saga Continues trouxe 18 novos temas de Method Man, Raekwon, Ghostface Killah e companhia, numa produção dividida entre RZA e Mathematics, um dos produtores da família Wu-Tang Clan, eternamente celebrizado pela criação do “W” que serve como logótipo do grupo, uma das mais fortes imagens de marca do universo hip hop.

Em “Lesson Learn’d”, Redman e Inspectah Deck são os MCs de serviço, usando a primeira música do alinhamento de The Saga Continues — a seguir à faixa de introdução — para apontar o dedo a Martin Shkreli: o auto-proclamado “Pharma Bro” tem estado envolvido em diversas controvérsias, incluindo com os próprios Wu-Tang, que lhe venderam um disco único por dois milhões de dólares. Segundo os rumores, Once Upon A Time In Shaolin pode afinal ser um projecto de Cilvaringz, um dos protegidos de RZA — “I splash bravado, fast cash aficionado.”

 


[Lee Scott] “DONOVAN” feat. Will Sniff, Stinkin Slumrok & Salar (prod. Dew8)

Lançado em Dezembro passado, SUPERGOD5000PLUS deu esta semana um novo fruto no segmento audiovisual, com “DONOVAN”, uma das posse cuts do projecto. O estónio Dew8 foi o produtor de serviço no último projecto a solo do britânico Lee Scott, que não demorou muito até se juntar a Black Josh para que dividissem os louros em Attack of The 50,000 Ft SWEG LAWDS from Outer Space.

 


[Big K.R.I.T.] “Big Bank” feat. T.I.

É com recurso às técnicas do stop-motion que Big K.R.I.T. nos revela mais um pedaço visual de 4eva Is A Mighty Long Time. T.I. é o MC convidado no tema que entrou nas contas do disco editado durante o ano passado, um projecto duplo de 22 faixas que fizeram a distinção entre os problemas pessoais e artísticos com os quais a mente de Big K.R.I.T. lida.

 


[Skyzoo] “Baker’s Dozen” feat. Raheem Devaughn

In Celebration Of Us acaba de sair do forno e Skyzoo estreou o primeiro videoclipe do projecto durante a semana passada. Numa produção de Apollo Brown, o rapper de Brooklyn aborda as correrias da vida de quem procura um atalho para o sonho americano. O cantor Raheem Devaughn é o seu convidado em “Baker’s Dozen”, o primeiro single de In Celebration Of Us.

 


[Spark Master Tape] “Kklientelle”

Depois de aconselhado pelo colega e amigo Alexandre Ribeiro, resolvi começar a absorver um pouco deste misterioso projecto de Spark Master Tape. Um caso curioso e também bastante misterioso: pouco ou nada se sabe sobre a identidade verdadeira do artista por detrás deste projecto, o que pode até nem interessar visto que o que realmente aqui importa é a música –e esta parece servir o maior dos seus propósitos, nomeadamente o do protesto.

“Kklientelle” é o segundo single de SEVEN SEKKONDS OF SILENCE, um longo disco que parece ter os condimentos necessários para que mais tarde, num eventual balanço e 2018, volte a ser referido ao lado dos mais inquietantes trabalhos que este ano nos reserva.

 


[J.I.D.] “EdEddnEddy”

Apesar de todas as atenções estarem agora viradas para Cozz — J- Cole e Kendrick Lamar estão já confirmados no seu segundo disco –, há um outro artista da Dreamville a lutar por reconhecimento. J.I.D. lançou um bom disco no decorrer de 2017 e, apesar da mudança do ano civil, há ainda bons motivos para o continuar a promover. Tanto no conteúdo lírico como no visual do vídeo, “EdEddnEddy” é um single inspirado num dos clássicos desenhos animados do Cartoon Network.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira